O que é Low Carb? A dieta do carboidrato emagrece?

O carboidrato é o assunto da vez quando falamos de dieta de baixa caloria. Mas o que é Low Carb? Será que realmente funciona?

Vamos ver o que podemos comer na dieta low carb, quais são as receitas low carb que realmente fazem efeito e saber se a dieta do carboidrato emagrece mesmo.

Se você não quiser perder tempo, temos um programa matador que ensina de maneira correta o que comer na dieta low carb, combinando receitas de café da manhã, almoço e jantar. Clique aqui e descubra!

Não tem como como, o carboidrato é assunto falado por mulheres, homens, no local de trabalho, em casa com as amigas. O interessante é que quando o assunto é comida, mais falamos do que NÃO comer do que comer.

Calma aí, o carboidrato é bom sim!

A dieta low carb, como o nome sugere, é a dieta com pouco ou quase nada de carboidrato, porém querendo você ou não o carboidrato é essencial para nossa alimentação, mas é necessário saber como trabalhar de maneira correta com ele.

O carboidrato faz parte dos macronutrientes, uma das principais fontes de energia para o corpo, cérebro, músculos, sistema nervoso e coração e ele está presente em vários alimentos (pães, massas, arroz, frutas, legumes, etc…).

Além de oferecer energia, o carboidrato é essencial para realizar várias funções metabólicas. A glicose é como se fosse gasolina para o nosso corpo é dado como fonte rápida do carboidrato.

O que é Low Carb e como funciona

A low carb, na maioria dos casos, não deixa de ser uma dieta restritiva, e dietas restritivas não tem efeito a longo prazo, ela pode mudar sua relação com a comida e você pode perder o controle de sua dieta e voltar a comer pior ainda!

Então na hora de montar o seu cardápio low carb para secar seu corpo lembre-se: é de curto ou médio prazo, pois mesmo mantendo o foco é difícil passar o resto da vida deixando de comer arroz, pão e macarrão.

Porém com um programa correto você consegue alcançar seus objetivos com a dieta low carb. Clique aqui pra saber mais.

Mas será que a dieta Low Carb emagrece mesmo?

Pra responder essa pergunta vamos usar a matemática básica: se você tirar toda fonte de carboidrato da sua alimentação, com certeza você vai emagrecer rápido. Porém isso não é saudável: você estará agredindo o seu corpo com a ausência desse nutriente.

Cortando o carboidrato na sua totalidade fará que seu corpo sobreviva das suas reservas de nutrientes, ou seja, o seu corpo vai queimar gordura, mas também seus músculos.

E garanto: perder massa magra não é nada bom pra sua saúde. Pode piorar até com uma anemia, inanição e outras coisas nada boas pra gente. O corpo entende que a falta total de energia fará que crie reserva de energia, aumentando o apetite e diminuindo o metabolismo.

Ou seja, você quebra a dieta porque o corpo não aguenta ficar sem os nutrientes necessários, fazendo você voltar a comer que nem doida(o) e engordando tudo de novo, provocando o efeito sanfona.

Imagem
Legenda da imagem: A falta total de carboidrato pode fazer com que o seu corpo sofra por falta de nutrientes essenciais.

O que é low carb
A falta total de carboidrato pode fazer com que o seu corpo sofra por falta de nutrientes essenciais.

Seja amiga(o) do carboidrato!

O que é low carb é uma pergunta das antigas.

A cada momento aparece com uma perspectiva e abordagem diferente porque isso é parte desse mundo de dietas: demonizar os alimentos ou seus grupos.

Nos anos 70, Robert Atkins, da dieta atkins, vendeu a ideia que o carboidrato é o maior mal que causa obesidade, ou seja, pediu pro povo comer somente proteína e gordura para emagrecer. Porém isso faz o devido sentido?

Cortar carboidrato no café da manhã, almoço e jantar de forma definitiva não contribui para o emagrecimento saudável, eliminar esse importante nutriente pode piorar a sua cosmovisão sobre a comida.

O que devemos verificar é como utilizar o carboidrato sem exageros! Como deixar de consumir em excesso os alimentos que são ricos em carboidratos, o jeito de pensar e os hábitos dos brasileiros em relação a dieta é bem complicado de resolver, mas podemos chegar nos nossos objetivos.

Como então fazer uma boa dieta Low Carb?

Faça isso: VARIE SEUS ALIMENTOS!

Tudo o que é em excesso faz mal, sabemos disso, mas deixar de ter o prazer de comer aquela pizza com os amigos pelo menos uma vez por mês é um sacrifício desnecessário. O pão e o arroz fazem parte de nossa cultura, um dos mais presentes.

Inclua o carboidrato sim, mas se você viver somente de carboidratos automaticamente você irá acumular gordura.

Porém colocando frutas, legumes, nozes, respeitar o seu corpo pedindo por comida, de ficar saciado, com certeza o seu corpo irá se adaptar com o tempo e perder peso comendo 🙂

Não se esqueça da água: ela hidrata e ajuda levar os nutrientes para os órgãos pra eles funcionarem de maneira correta.

Fique amiga da sua saúde e com certeza você perderá peso.

Se você quer saber como trabalhar o seu corpo com uma dieta low carb no café da manhã, almoço e jantar não deixe de conferir esse material valioso para te auxiliar na perda de peso. Clique aqui pra saber mais!


Recomendados para você


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *